Fica mesmo maravilhoso esse macarrão caseiro.
Ingredientes para 2 pessoas
- 200 gramas de bacalhau demolhado, cozido e desfeito em lascas – o bacalhau deve ficar na água de sua cozedura até o momento de ser usado
- 15 gramas de folhas de manjericão fresco
- 30 gramas de pinhões ligeiramente tostados – pode substituir por amêndoas ou nozes
- Sal
- Grãos de pimentas verde moídas na hora
- 30 ml de azeite de oliva
- 1 dente de alho grande
- 25 gramas de queijo parmesão, ralado na hora
- Água da cozedura do macarrão
- 30 gramas de tomates secos
Massa:
- 100 gramas de farinha 00 + farinha extra para polvilhar
- 1 ovo grande
- ¼ de colher de chá de azeite de oliva
- 1 sache de Sazon sabor massa – em opção usar ¼ de colher de chá de tempero para massa e uma pitada de sal
Modo de preparo
- Para fazer a massa: Colocar a farinha em uma tigela juntamente com o tempero. Misturar. Fazer uma cova e juntar dentro dela o azeite e o ovo. Bater o ovo e o azeite e ir juntando a farinha aos poucos. Misturar aos poucos usando uma espátula tipo pão duro de silicone, mas pode ser também apenas uma colher. Quando não conseguir mais mexer com a espátula mover a massa para uma superfície limpa e amassar. Acrescentar farinha até a massa não estar grudenta e estar bem lisa e maleável. Embrulhar em filme PVC e deixar descansar por 30 minutos.
- Dividir a massa em 3 partes. Pegar 1/3 da massa para trabalhar e guardar o restante embrulhado no filme.
- Polvilhar 1/3 da massa com farinha e passar pela parte mais grossa da máquina (que no caso da máquina atual que uso é o 7). Continuar passando até chegar ao nível 3. Recortar as bordas da massa. Colocar as bordas dentro do saco com o restante da massa. Cortar a massa em largura de tagliatelle. Colocar em tabuleiro forrado com papel manteiga. Repetir o processo até terminar toda a massa. Reservar.
- O molho: Colocar o tomate seco em um pequeno recipiente. Cobrir com água quente e deixar repousar por cerca de 20 minutos a 25 mimnutos, ou até estar macio. Escorrer a água. Picar. Reservar.
- Preparando o pesto: Colocar em um pequeno processador o azeite, o alho, o pinhão e o manjericão. Processar. Temperar com os grãos de pimentas e uma pitada de sal. Reservar.
- Cozinhar a massa em água fervente sem sal.
- Retirar 1 xícara da água da cozedura de massa. Reservar. Escorrer o restante da água.
- Colocar a massa na panela da cozedura dela juntamente com parte da água reservada, levar ao fogão. Juntar o pesto, o tomate e o queijo. Misturar. Verificar a necessidade de colocar mais sal e pimenta. Novamente misturar. Acrescentar o bacalhau sem a água em que ficou. Misturar delicadamente.
- Colocar em recipiente de ir a mesa. Servir.