Um prato muito rico em sabores.
Ingredientes – para duas ou três pessoas
- 4 Coxas (Portugal), sobrecoxa (Brasil), entre 500 a 600 gramas
- Sal
- Pimenta do reino
- 1 Colher de chá de sumak (sumagre) em pó
- 130 Gramas de ervilha torta – ervilha de quebrar
- 2 Dentes de alho ralados
- 1 Cebola cortada em tiras
- Glutamato monossódico – opcional
- 3 Tomates, tamanhos médios, picados em cubos, sem peles e sementes
- 60 Gramas de mini pimentos (pimentões) sem sementes e sem a parte branca, picados em tiras
- 2 Colheres de sopa de azeite de oliva
- Pimenta vermelha fresca picada, sem sementes – usar a que mais gostar – gosto tipo malagueta (Portugal) Dedo-de-moça (Brasil), mas para dar um gosto a mais acrescente um piripiri, também sem sementes
Modo de Preparo
- Começar tirando a pele, osso e qualquer gordura das coxas do frango. A seguir cortar em tiras e temperar com sal, sumagre e pimenta do reino. Reservar.
- Lavar as ervilhas, cortar as pontas e ao mesmo tempo puxar os fios nas laterais e descartá-los. Cortar ao meio. Reservar.
- Colocar em uma panela, de preferência tipo wok, ou em frigideira alta, o azeite e quando aquecer juntar o frango. Saltear até estar dourado. A seguir juntar o alho, a cebola e a pimenta vermelha. Saltear até a
cebola estar translucida. Juntar então o pimentão, saltear por uns 3 minutos e a seguir acrescentar a ervilha. Saltear um pouco. Temperar com o glutamato e verificar o sal. Juntar então o tomate e cozinhar até que a ervilha e o pimentão estejam al dente. - Servir acompanhado de arroz branco.
- Fica ótimo acompanhado de vinho branco seco.
- Sumak é uma especiaria muito utilizada no oriente médio. Acho ótimo temperar frango com ele, apesar de ser mais utilizado em saladas, etc…
- Este prato pode ser feito sem temperar com sumak fica quase tão bom como se o fosse, mas é mais delicioso com a especiaria.
- Ah! O frango depois de retirar peles, gorduras e ossos rende cerca de 300 gramas.
- Pode ser feito de véspera e aquecido no micro-ondas. Também fica bom se congelado, porém os legumes devem ter muito menos tempo de cozedura para não ficarem moles.