Ingredientes – para duas pessoas
- 1/2 Xícara de chá (70 gramas) de polenta italiana pré-cozida, ou farinha de milho fina
- 350 Ml de água
- Folhinhas de sálvia fresca, que devem ser picadas
- Folhinhas de tomilho fresco, que devem ser picadas
- Pimenta do reino moída na hora
- 1/2 Colher de chá (rasa) de sal
- Azeite para untar
- 1 Colher de sopa de queijo parmesão ralado ou de grana padano
Modo de Preparo
- Untar com azeite um pequeno tabuleiro ou pirex de cerca de 20 x 25 ou algo parecido. Reservar.
- Colocar numa pequena panela antiaderente, com fundo grosso, a água, a polenta, as ervas, o queijo, a pimenta e o sal. Levar ao fogo em chama baixa e mexer sempre, depois que ferver cozinhar por cerca de 8-10 minutos, até que desgrude do fundo e das laterais da panela, estando bem firme.
- Retirar da panela e espalhar sobre o tabuleiro. Alisar com uma espátula untada com azeite. Deixar esfriar totalmente. Cobrir o refratário ou tabuleiro com filme plástico e levar a geladeira até o momento de
usar. É preciso estar bem frio para que a polenta fique bem seca por fora e mole por dentro. - Retirar do refrigerador e virar o tabuleiro sobre uma tabua.
- Cortar em tiras.
- Untar com azeite a placa de um grelhador elétrico ou de uma frigideira, aquecer bem e colocar as tiras de polenta sobre a placa. Quando já estiverem ligeiramente douradas de um lado virar usando uma espátula porque assim pode virar vários pedaços ao mesmo tempo. Deixar dourar a gosto e então servir como acompanhamento ou de entrada.
- Se quiser substituir a polenta pré-cozida por farinha de milho fina (fubá) o cozimento deve ser aumentado em dobro e a quantidade de água também deve ser aumentada.
- Outra dica é que se pode untar com azeite uma tábua e espalhar sobre ela a polenta, deixar esfriar, colocar dentro de um saco plástico e levar ao refrigerador até o momento de usar.
[elfsight_instagram_feed id=”1″]