Uma salada perfeita para qualquer época do ano. Servir em temperatura ambiente.
Ingredientes para 2 pessoas
- 150 gramas de mine batatinhas novas
- Sal q.b.
- Azeite de oliva à gosto
- Sumo de limão à gosto
- Glutamato monossódico à gosto – opcional
- ½ colher de chá de bicarbonato de sódio
- 150 gramas de ervilhas tortas, sem as pontas e sem os fios laterais, higienizadas
- 4 unidades de ovos de codorna (codorniz) – cozidos à gosto e cortados ao meio (eu gosto de gema mole)
- 100 gramas de salmão fumado (defumado)
- Mistura de grãos: (pimentas: preta, branca, rosa, verde, Jamaica) e coentro
- Cebolinho
- Sementes de sésamo preta, tostadas
- Sal grosso preto moído na hora – opcional
Modo de preparo
- Cozinhar (temperatura média) as batatinhas em água em abundância com um pouco de sal. Retirar as batatinhas da água (preservar a água) e colocar em pequeno recipiente. Regar as batatinhas com 1 colher de sopa de azeite de oliva. Misturar. Reservar.
- Na água preservada juntar o bicarbonato e as ervilhas tortas. Cozinhar até estarem ligeiramente macias. Retirar as ervilhas e passar por água fria para preservar a cor e parar o cozimento. Deixar na peneira até escorrer totalmente a água. Novamente, preservar a água da cozedura.
- Colocar os ovos de codorna em um recipiente com água fria para conferir se estão mesmo frescos. Aqueles que subirem não estarão aptos para serem consumidos. Transferir os ovos para a panela em que cozinhou as batatas e as ervilhas tortas. Cozinhar por 4 minutos. Ao retirar da panela colocar em água fria. Descascar quando esfriarem.
- Dividir a batata em dois recipientes. Nesses mesmos recipientes acrescentar as ervilhas tortas (também divididas). Temperar com mistura de grãos de pimentas, glutamato monossódico, óleo de oliva, sumo de limão e cebolinho. Misturar.
- Colocar as saladas já temperadas em dois pratos de ir a mesa. Por cima colocar os ovos de codorniz. Temperar com sal preto moído na hora.
- A seguir espalhar o salmão. Salpicar as sementes de sésamo.
- Servir