Skip to main content

Essa receita quem me ensinou a fazer foi minha mãe quando tive meu filho. Ela dizia que para uma parturiente não ficar com barriga devia ficar sem comer arroz durante o período todo do resguardo.

Eu modifiquei apenas a parte em que desfio o frango, pois a minha mãe fazia a sopa com os pedaços do frango inteiro. Aqui em Portugal eu uso frango do campo para fazer e retiro pele e gordura, pois ele é muito gordo.  Minha mãe fazia com frango caipira e eu também, isto no Brasil.

Ano passado quando estive no Brasil e uma amiga esteve em viagem pelo interior de São Paulo e me levou de presente para meu apartamento em São Paulo um frango caipira novo. Fiz ele inteiro com pele, pois não tinha nenhuma gordura. Servi para minhas amigas com pedaços inteiros e elas adoraram. O frango estava tão maravilhoso que usei até os pés e pescoço do frango na sopa. Mas como é difícil obter um frango assim eu desenvolvi essa receita que também pode ser feita apenas com coxas (sobrecoxas) de frango criado em granjas, retirada a pele e gorduras. Já fiz algumas vezes e ficou muito bom. Porém maravilhosa só fica mesmo com frango novo e caipira.

O essencial é usar pedaços de frango com osso pois é o osso que dá sabor ao caldo.

 Ingredientes

  • 400 Gramas de frango do campo, limpo de pele e gordura. Usar costela e coxas, como se fala aqui em Portugal, (sobrecoxa é como se fala no Brasil).
  • Sal
  • Colher de chá de alho ralado
  • Pimenta do reino moída na hora
  • Pimenta vermelha fresca picadinha
  • 1 Colher de sopa de azeite de oliva
  • 80 Gramas de cebola ralada
  • 40 Gramas de farinha de milho em flocos tostada e triturada no processador de alimentos
  • Salsa para polvilhar ao servir
  • Água quente o suficiente

 Modo de preparo

  1. Temperar o frango com o sal, alho, pimenta do reino e pimenta vermelha.
  2. Colocar em uma panela o azeite e o frango temperado. Tampar a panela e levar a cozinhar em fogo com chama baixa. O intuito é que o frango vá dourando e cozinhando aos poucos. Mexer de vez em quando. Quando o frango estiver bem dourado juntar a cebola e refogar até a cebola estar bem alourada. Cobrir o frango com 1 litro de água quente. Adicionar sal e mais pimenta do reino se for necessário. Adicionar água quente sempre que for preciso até o frango estar bem cozido.
  3. Após o frango estar bem macio deixar amornar e desfiar a carne dele.
  4. Para a quantidade usada de farinha de milho estipulada nas quantidades precisamos ter aproximadamente 240 gramas de frango cozido e desfiado e 700 ml do caldo do cozimento do frango.
  5. Colocar o caldo do frango juntamente com o frango para esquentar e quando ferver juntar aos poucos a farinha de milho. Deixar cozinhar por cerca de 3 minutos, até engrossar um pouco. Desligar o fogo e deixar repousar por 5 minutos (com a panela tampada) antes de servir.
  6. Quando servir polvilhar salsa.