O por que dessa receita?
Eu adoro o queijo halloumi, mas jamais utilizei em pizza, mas assistindo um programa do Globo Repórter no Globo Play de 2.019 sobre o Chipre tinha lá um senhor a colocar queijo halloumi em molho de tomate, etc.
Então como tenho imaginação fértil eu imaginei essa receita.
Ingredientes
Para a massa:
- 220 gramas de farinha de sêmola de grano duro + para farinha extra para polvilhar
- ¼ colher de chá de sal
- ½ colher de chá de fermento biológico seco
- 200 gramas de iogurte natural tipo grego
- Azeite de oliva para untar
Para a cobertura:
- 1 tomate triturado temperado com orégano, pitada de sal, pitada de pimenta caiena seca e grãos de pimenta branca, verde e preta moídos na hora
- 200 gramas de cogumelos sortidos, em conserva, (escorridos) – claro que também pode usar apenas um tipo de cogumelo
- 100 gramas de tomates cereja picados ao meio
- 200 gramas de queijo halloumi cortado em tiras finas
- Sal
- Grãos de pimentas verde, branca e preta moídos na hora
- Pimenta rosa bem esmagada com pilão no almofariz
- Chimichurri para polvilhar à gosto
- Azeite de oliva para regar à gosto
- Glutamato monossódico para polvilhar à gosto
Modo de preparo
1- Vamos começar preparando a massa: Eu uso uma batedeira planetária para fazer, mas pode perfeitamente ser feita da mesma maneira na mão, que foi a maneira que fiz durante muitos e muitos anos.
2- Colocar na tigela a farinha com o sal e o fermento, misturar. Juntar o iogurte e levar a tigela para a batedeira e bater com acessório apropriado para massa por 10 minutos. Deixar descansar por 10 minutos (com a batedeira coberta por um pano). A seguir repetir esse processo por mais 2 vezes. Então untar uma tigela e colocar nela a massa. Cobrir a tigela com um pano de prato húmido. Deixar descansando por no mínimo 1 hora.
3- Untar uma forma para pizza com 32 cm de diâmetro. Reservar.
4- Em uma bancada muito limpa polvilhar um pouco de farinha de sêmola e a seguir colocar a massa. Novamente polvilhar (por cima da massa) um pouco de farinha. Abrir usando as mãos (se não souber abrir com as mãos usar um rolo). Sempre virar a massa e polvilhar mais farinha sempre, o importante é não deixar a massa grudar na bancada e também não ficar com excesso de farinha para não ficar pesada.
5- Dobrar a massa ao meio e novamente dobrar, para levar a forma com facilidade. Desdobrar.
6- Espalhar o tomate triturado e temperado sobre a massa. Deixar descansando por 15 minutos e enquanto isto aquecer o forno (no meu forno elétrico daqui de Portugal eu uso a função pizza em 200 ºC, no Brasil eu tenho um fogão à gás e uso entre 220 a 240. Asso por 20 minutos. Enquanto isto eu tempero os cogumelos com azeite, pitada de sal e pimentas preta, branca e verde, moídas na hora e glutamato monossódico. Reservo.
7- Ao retirar do forno eu espalho os cogumelos pela massa da pizza e depois espalho o queijo e então por último espalho os tomates. Rego tudo com um pouco de azeite
8- Temperar tudo com chimichurri e a pimenta rosa. Levar ao forno até o queijo começar a dourar um pouco.
9- E então servir e se deliciar.