A culinária e eu
Sou luso-brasileira, nascida no interior do estado de São Paulo e atualmente moro em Portugal. Passei toda a minha infância em uma fazenda onde pude ter o primeiro contato com a culinária logo aos 4 anos.
Nessa época tive a brilhante ideia de fazer suspiro e decidi ir até o meu “supermercado”, ou seja, fui até o galinheiro, peguei alguns ovos, quebrei e bati os ovos inteiros com um pequeno graveto em um recipiente que achei no quintal. Fiquei por cerca de 15 minutos batendo os ovos e não entendia o motivo que não formava neve, mesmo assim despejei aquela meleca aos poucos em uma tábua e levei para o meu “forno”, ou seja, coloquei embaixo do sol para “assar”. Secou tudo e para a minha tristeza, não consegui degustar os meus suspiros.
Ao saber dessa história, meu pai mandou fazer uma casa com apenas um cômodo e um fogão a lenha pequeno. Acredito que esse foi o melhor presente que ganhei na minha infância. Já com 5 anos eu decidi estourar pipoca, coloquei muitos gravetos no fogão a lenha e coloquei fogo. A seguir fui para a cozinha e retirei uma panela, enchi de óleo até mais da metade e coloquei na chapa do fogão, deixei aquecer bem e joguei alguns grãos de milho, cada um que estourava eu levava um susto, e ao ver eles boiando no óleo eu cheguei a conclusão que eu deveria dar um tempo na minha carreira de cozinheira.
Depois de outras tentativas além da pipoca e suspiro, aos 8 anos fui ter uma “conversa séria” com a minha mãe e decidi que era hora de dar o próximo passo. Solicitei para ela deixar eu entrar na cozinha de casa e fazer um bolo sozinha. Peguei um livro, que futuramente ela me deu e eu o conservo até hoje, e escolhi uma receita de bolo onde eu fui lendo e cozinhando e pela primeira vez obtive sucesso.
Trabalhei durante grande parte da minha vida no ramo da Construção Civil, mas sempre mantive o hábito de cozinhar e principalmente de inventar e modificar as receitas. Durante anos, recebi elogios por tudo que cozinhava e então as pessoas começaram a me pedir as receitas e por isso decidi compartilhar nesse site.
Espero que gostem e aproveitem cada receita.
Com carinho,
Marlene.