Skip to main content

Uma massa com extrema leveza e muito saborosa.

Recomendo vivamente que façam, pois o resultado da minha criação ficou muito bom. A massa fica bastante elástica e consegue-se abrir muito fina e facilmente.

Ingredientes 

  • 15 gramas de manteiga com sal
  • ¼ de colher de chá de sal
  • 200 gramas de iogurte natural grego
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 300 gramas de farinha de espelta, ou farinha de trigo – farinha extra para polvilhar a bancada

 Modo de preparo

  1. O iogurte grego eu faço em casa na maioria das vezes, para essa receita eu uso o caseiro, porém pode perfeitamente ser feito com o de compra. (minha receita de iogurte grego caseiro aqui).
  2. Para fazer a massa é muito simples, basta colocar os 4 primeiros ingredientes em uma tigela e depois ir juntando aos poucos a farinha. Ir mexendo com uma colher de pau e a seguir amassar com a mão. Pode ainda estar um pouco grudenta, mas não colocar mais farinha já que quando a massa descansar vai ficar perfeita.
  3. Colocar a massa em um saco plástico e levar ao refrigerador por no mínimo 30 minutos. Se quiser pode fazer a massa de véspera. Essa massa continua muito boa por cerca de 3 a 4 dias, se conservada no refrigerador.
  4. Como a massa fica muito elástica não deve ser aberta toda de uma vez para não encolher. Deve ser aberta aos poucos, porém ela é muito fácil de manusear.
  5. Deve ser aberta sobre uma bancada limpa e polvilhada com farinha (muito pouca), apenas para não grudar na bancada.
  6. O recheio pode ser do que mais gostar.
  7. Quando modelar os pastéis (com muito recheio) colocar em tabuleiro forrado com papel manteiga. Assar em forno entre moderado à médio em forno pré-aquecido. Assa muito rápido, cerca de 20 minutos em forno elétrico, em forno a gás demora um pouco mais de tempo.
  8. Sugestão: Pincelar os pasteis com água e polvilhar sementes sobre eles. Pode ser sementes de sésamo (gergelim), linhaça, etc…